Segundo a Medicina Chinesa, uma das causas mais comuns de doença são as emoções reprimidas. A saúde emocional não se dissocia da saúde física. Uma controla a outra.
Nossa pele, o maior órgão do corpo humano, tem origem neural, e através das expressões, transmitimos uma mensagem ao sistema nervoso.
Nossa capacidade em expressar essas emoções requer o funcionamento adequado dos órgãos e um fluxo suave de Qi (energia vital) através dos canais, principalmente em nosso rosto, que é o principal meio de expressar nossas emoções.
Quando as emoções são prolongadas, intensas ou reprimidas, podem inibir o fluxo normal de Qi para nossos órgãos.
Acredita-se que alterações emocionais constantes e nocivas causam desarmonias físicas porque enfraquecem os órgãos internos. Ao mesmo tempo, desarmonias físicas podem também desencadear sentimentos e emoções nocivas.
O que isso quer dizer?
Que as emoções funcionam de fora para dentro, bem como de dentro para fora, ou seja, a felicidade pode ser tão simples quanto colocar um sorriso na cara.
Muitos estudos demonstraram o sistema de comunicação entre nossas expressões faciais e emoções.
Estudos realizados por Paul Ekman mostraram que se uma pessoa simplesmente organiza seu rosto em uma certa expressão, ela sentirá a emoção correspondente.
Por outro lado, um indivíduo que não consegue ou não expressa emoções através de suas expressões faciais não sentirá a emoção completamente.
Existem mais de 60 pontos de acupuntura no rosto e mais de 50 músculos na face/pescoço. Qualquer impedimento aos canais se traduz em uma função diminuída.
Se tratando de uma via de mão dupla, padrões de movimentos que se tornam habituais se mantém no rosto, e emoções reprimidas ou excessivas podem afetar nossos órgãos.
O padrão de movimento afeta o que sentimos!
Exemplo, uma pessoa corcunda, fica com uma cara de cansada, caída, e irá se sentir cansada de verdade.
Uma expressão de raiva, irá trazer esse mesmo sentimento. E a longo prazo, afetará a função energética do fígado.
Dizemos na MTC, que o movimento é vida. A ausência de movimento é morte.
Seja o movimento físico ou mesmo das emoções.
A emoção precisa estar em movimento.
Sentimos, compreendemos e curamos. Dando lugar a novos sentimentos.
Emoções descontroladas podem dar alguns sinais na face:
Excesso ou falta de alegria prejudicam a energia do Coração, e podem aparecer manchas, inchaço, vermelhidão, rugas por secura.
O luto, a tristeza, a melancolia e o apego excessivo prejudicam a energia dos Pulmões, e é possível a pele estar mais seca, ter suor excessivo e acne.
A raiva, a cólera e a frustração prejudicam a energia do Fígado, a pele pode aparecer mais seca, e apresentar manchas escuras.
A preocupação, obsessão, excesso de pensamento e ruminação prejudicam a energia do Baço, que quando falha sua função energética, mostra bolsas nos olhos, inchaço, flacidez da pele, tom da pele alterado.
O medo, o pavor e a insegurança prejudicam a energia dos Rins, e aparecem sintomas como o envelhecimento precoce, olheiras e inchaço.
Imagem e texto com base no livro Face Reading in Chinese Medicine de Lillian Bridges
Comments