Gua sha é uma das técnicas mais antigas registradas de medicina tradicional chinesa, usado há milhares de anos pelas mulheres da elite das antigas dinastias.
A técnica trata o rosto e o corpo de dentro para fora com o uso de uma ferramenta de contorno, que leva o mesmo nome: gua sha.
“Gua” significa raspar e “Sha” refere-se a uma erupção cutânea avermelhada na pele, que chamamos de petéquias.
Se você chegou aqui atraída pelos benefícios do Gua Sha e tem mais algumas dúvidas sobre o assunto, então você veio ao lugar certo.
Começamos por dizer que na medicina tradicional chinesa, a energia estagnada é a causa subjacente da inflamação. O objetivo do Gua Sha é mover a energia (chamamos de Qi) por todo o corpo e, ao fazê-lo, aliviará a dor, a tensão e melhorará a circulação. Ele é usado para estimular o sistema imunológico.
Qual é a diferença entre Gua Sha corporal e facial?
Vamos lá, no Gua Sha corporal usamos a pedra para raspar diferentes partes do corpo do paciente em uma direção repetidamente, com o objetivo de ativar a circulação para dissipar a estase e assim aliviar diversas enfermidades. Ao fazer isso, o fluido tóxico, ou o "sha", é elevado à superfície e pode ser visto como pequenos pontos vermelhos na pele.
O Gua Sha facial é muito mais suave, respeitando a pele do seu rosto, que é mais delicada do que a do resto do corpo. A técnica de raspagem e deslizamento, concentra-se no rosto e no pescoço ajudando a circulação linfática e sanguínea a liberar tensões e toxinas, estimular os músculos faciais e meridianos, esculpir delicadamente os contornos e aumentar a oxigenação, dando à sua pele um brilho natural!
Que tipos de formatos Gua Sha existem?
Há diferentes formatos e tamanhos. Cada uma das ferramentas tem um propósito e é usada para curar diferentes partes do corpo. Cada parte da anatomia humana é única, e é por isso que existe uma ferramenta Gua Sha que pode fazer sua mágica em diferentes partes do nosso corpo.
De um modo geral, as várias formas têm um papel diferente a desempenhar. Por exemplo, um formato mais arredondado pode ajudar na drenagem linfática ou na raspagem liberando tensões. Já os cantos em V ajudam no contorno do queixo, mandíbula e sobrancelhas. Os que possuem dentes são indicados para ir de encontro às rugas mais profundas, raspar a fascia e ter maior precisão da região a tratar.
Sendo uma ferramenta muito intuitiva, você sempre poderá adequar a curva da pedra às suas próprias curvas.
Existem também gua shas feitos para funções especiais e específicas, como os gua sha cogumelo - indicados para peles sensíveis e para desinchar a área dos olhos; gua sha pente para usar no corpo e ativar o couro cabeludo; gua sha colher para olhos e contorno facial; e gua sha de acupressão com formato de bastão, para pressionar pontos específicos de acupuntura/reflexologia. Em nossa loja encontra a colher com bastão de acupressão juntas no mesma ferramenta.
De que materiais são feitas as ferramentas Gua Sha?
Você pode encontrar algumas ferramentas feitas de cristais, madeira, aço, porcelana e (até) plástico à venda na internet.
Os cristais são um dos melhores materiais que pode escolher do ponto de vista de higiene e eficácia. Eles têm capacidade de estabilizar, regular e amplificar nosso campo de energia, da mesma maneira que são usados na tecnologia. Para além das vibrações, os minerais encontrados nos cristais podem ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e são excelentes condutores de raios infravermelhos que penetram nas regiões mais internas dos tecidos, músculos e ossos.
Hoje, facilmente encontramos gua sha em cristais lindissímos como na pedra bian, jade, ágata, ametista, jaspe e quartzo rosa.
Na China antiga, as imperatrizes e concubinas usavam predominantemente Jade para raspar o rosto, enquanto outras pessoas usavam cobre, ossos ou chifres de animais, e metais menos nobres como forma de gua sha.
A Bian é, de longe, o material Gua Sha mais autêntico, pois foi usado originalmente na acupuntura antiga. E a Jade, segundo os antigos chineses, tem uma ligação com a beleza e por isso é a mais comumente encontrada no gua sha facial.
Quais as vantagens em usar Gua Sha?
Renovação da pele
Esfoliação suave da pele
Inflamação e inchaço reduzidos
Suaviza linhas finas
Tonifica a pele
Aumenta a síntese de colagenio e elastina
Melhora a aparência das olheiras
Melhora a penetração das fórmulas de cuidados com a pele
Promove um tom de pele mais uniforme e luminoso
Fornece oxigênio e nutrientes
Ajuda a eliminar toxinas e excesso de líquidos
Pode ajudar a aliviar dores de cabeça crónicas e enxaquecas
Ferramenta de autocuidado para um momento de autoconexão
Qual a frequencia de utilização do Gua Sha?
Recomendo uma rotina diária, de forma suave. A técnica é perfeita para se concentrar em si mesma, fazer uma pausa e focar totalmente no seu bem-estar. O Gua Sha pode ser a ferramenta ideal para seu momento de autocuidado diário.
Como começar a usar?
A primeira coisa, é lavar a sua pedra com água morna e sabão neutro.
A técnica Gua Sha deve sempre ser usada com o rosto limpo.
Coloque uma quantidade generosa de óleo facial no rosto, pescoço e decote. O óleo ajudará a ferramenta a deslizar mais facilmente. Aproveite para usar um bom óleo e ainda, nutrir a pele durante a técnica. Observe que pode ser necessário reaplicar mais óleo durante o processo, pois ele pode ser rapidamente absorvido pela pele.
Segurando a ferramenta em um ângulo de 30 a 45 graus, deslize suavemente sobre a pele. Via de regra, todos os movimentos devem ser ascendentes e seguir o fluxo linfático. Repita cada movimento seis a oito vezes antes de passar para a próxima área da pele.
Qual o melhor momento para o Gua Sha?
Usado pela manhã, ajudará a área sob os olhos, para reduzir o inchaço, pois o fluido intersticial pode se acumular nessas áreas durante a noite, quando deitada. Enquanto uma rotina noturna ajudará a relaxar os músculos e a liberar o tecido conjuntivo tenso do rosto.
O mais importante é a consistência.
(Veja nossos vídeos nas plataformas do Instagram, YouTube e TikTok).
Note que, uma pressão leve ajudará a movimentar a linfa, limando toxinas.
Uma pressão média irá liberar tensões, funcionar como um levantamento natural e esculpir os contornos.
Quando devo evitar o uso?
Quando usado de forma correta, o Gua Sha não tem efeitos colaterais, sendo uma técnica segura e não invasiva. Porém, em alguns casos devemos evitá-lo, por exemplo naqueles dias em que a pele está irritada com alguma alergia, queimada pelo sol ou se tem problemas de coagulação.
De forma geral, corpo e rosto, evite se há:
Infecções
Tumores
Distúrbios de sangramento e coagulação
Contusões, feridas e outras lesões
Se você estiver tomando anticoagulantes
Estágios agudos de psoríase, eczema, rosácea, herpes
Implantes faciais (consulte primeiro o seu médico)
Se a lesão for pequena, como uma verruga ou espinha, apenas contorne a área.
Se fez botox ou injetáveis espere por três ou quatro semanas.
É normal que, após o Gua Sha, a pele fique avermelhada devido ao aumento da circulação sanguínea local, mas volta ao normal em poucos minutos.
Para concluir, é verdade que o gua sha tem se tornado mais popular nos últimos anos, e a sua história e evolução são fascinantes, mas devemos respeitar e honrar profundamente a cultura e tradição chinesa, que nos ensina como o autocuidado pode ser cultivado de forma amorosa em busca do nosso equilíbrio, com práticas simples.
Na MyGuasha, valorizamos a tradição e cultura que carregam essa técnica e acreditamos em entregar produtos de qualidade, e que sejam gentis com sua pele, mente e alma.
Comments