Na medicina chinesa, o cabelo saudável depende de um bom fluxo de Qi (energia) e sangue para nutrir o couro cabeludo.
A saúde do cabelo está intimamente ligada ao sangue. Isso ocorre porque nosso sangue contém os nutrientes necessários para nutrir nosso cabelo.
Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) existem várias causas para a queda de cabelo, mas as duas mais significativas são o Qi do rim em baixa, e a outra é a deficiência de sangue.
A deficiência do Qi do Rim ocorre quando gastamos a nossa energia depressa sem a restaurarmos corretamente. Isto causa sintomas de envelhecimento precoce, cabelos grisalhos, dores nas articulações, dores nas costas, lombar, perda de libido, menopausa, etc. Também afeta o nosso sangue. Usar a semente de sésamo preta, e/ou chá da folha de amora, é meu primeiro conselho.
O sangue, por sua vez, está intimamente ligado a 2 órgãos, o fígado e o baço. Nosso baço é responsável pela digestão e absorção de nutrientes, enquanto o fígado é responsável pelo armazenamento e circulação do sangue. A deficiência pode ocorrer devido ao estresse e ao estilo de vida. É mais comum nas mulheres, especialmente nas mulheres pós-parto. Uma dieta rica em carne vermelha, caldo de ossos é essencial para nutri-lo.
Outra causa comum é o couro cabeludo oleoso. Resulta normalmente de uma dieta pouco saudável, com o excesso de alimentos doces, oleosos ou fritos, levando a poros entupidos e perda de cabelo.
Uma massagem diária no couro cabeludo com o pente de Jade pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e promover o crescimento saudável dos fios. Geralmente sugiro usá-lo suavemente por 1 minuto de manhã e à noite.
Para indivíduos com perda de cabelo crônica ou mais grave, pode ser necessário experimentar acupuntura e medicamentos fitoterápicos. A acupuntura regula e melhora o Qi e a circulação sanguínea no couro cabeludo, enquanto a medicação à base de plantas ajuda a resolver os desequilíbrios na constituição do corpo de um indivíduo, acelerando o processo de crescimento do cabelo.
As informações fornecidas não substituem um médico ou qualquer forma de assistência médica.
Os sintomas são avaliados individualmente devido a diferentes constituições corporais e diagnósticos. Deve-se consultar um praticante de MTC licenciado para diagnóstico e tratamento precisos.
コメント